O PROJETO

O projeto “A LÍNGUA POMERANA ALÉM DAS FRONTEIRAS”,  é uma realização com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura – SECULT e Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo, através da seleção de projetos culturais de educação patrimonial pelo edital 013/2018.

O temor ao desaparecimento da língua pomerana foi a maior inspiração para proposição do projeto. Com essa iniciativa pretendemos apresentar o povo tradicional pomerano e ressignificar a sua língua através da leitura e escrita.

O Brasil, país multicultural onde várias culturas e línguas diversas coexistem ocupando o mesmo espaço, as comunidades pomeranas fazem parte deste universo, apesar de terem pouca visibilidade para maioria dos brasileiros.

Pesquisas diversas apontam que muitos grupos minoritários foram excluídos da sua cidadania por não dominarem a língua portuguesa. Isso ocorreu com índios, quilombolas e outros grupos de imigrantes. O povo pomerano, desde a sua chegada ao Brasil também sofre ameaças. Sempre viveu a maior parte da sua existência em comunidades distantes dos grandes centros populacionais, sempre estiveram envolvidos com o trabalho da terra e uma forte ligação entre as famílias. Talvez este isolamento, tenha contribuído para preservar suas tradições e sobrevivência por mais de um século e meio do seu maior patrimônio cultural imaterial, a sua língua.

Em tempos modernos, percebe-se que os pomeranos saíram do isolamento e estão vivendo em um mundo globalizado. A prática de sua língua mãe está cada vez mais ameaçada. O desaparecimento do idioma é certo, se ações concretas não forem executadas de imediato. As mídias ainda não oferecem alternativas suficientes para fortalecimento do idioma pomerano, o que instiga os mais jovens a não querer praticar mais a sua língua materna. Nesse sentido, pensou-se em criar uma plataforma de ensino na modalidade EAD para desenvolver um projeto de fortalecimento e ressignificação da Língua Pomerana.

Acreditamos que o projeto A LÍNGUA POMERANA ALÉM DAS FRONTEIRAS seja uma experiência piloto capaz de servir de contrapeso aos processos de globalização que cada vez mais, contribuem para o desaparecimento da variedade de línguas minoritárias existentes no mundo. Visamos de forma geral, promover a integração, preservar, difundir e fortalecer a cultura pomerana através da mídia, atingindo o maior número de pessoas que demonstram interesse por diferentes culturas.

A plataforma dispõe  de recursos que facilitam o aprendizado, onde é possível ouvir áudio e ver a  imagem de acordo com o tema. Os exercícios poderão ser acessados tantas vezes que forem necessários, onde a pessoa terá a possibilidade de verificar a progressão da aprendizagem obtendo a porcentagem de erros e acertos por meio da auto correção em determinadas atividades.

Espera-se com essa iniciativa atingir um número significativo de pessoas para divulgar a diversidade cultural e fortalecer a língua pomerana que se encontra em estado de vulnerabilidade já que os mais jovens em sua maioria preferem se comunicar em português por não haver projetos voltados para manutenção desse patrimônio imaterial nas comunidades. Envolvendo a tecnologia para a execução do projeto e a sua disponibilização para muitas pessoas, amplia-se o quadro de falantes através de uma entrada consistente no mundo digital.

A língua pomerana é uma das 30 línguas faladas no Brasil por descendentes de imigrantes. O pomerano é falado no Brasil em comunidades no Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Pomerano é uma língua da família Germânica Ocidental, da subfamília Baixo-saxão (Oriental). Também integram esta subfamília linguística o Saxônio, o Vesfaliano, o Platt Menonita (Plautdietsch), entre outras línguas.

O Pomerano é língua cooficial nos municípios capixabas de Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Domingos Martins, Pancas, Vila Pavão , Itarana e no distrito de Francisco Correa, no município de Afonso Cláudio

A LÍNGUA POMERANA ALÉM DAS FRONTEIRAS
X